O objetivo principal desse blog é abrigar diversos artigos publicados na Internet em variados sites espíritas, além, de matérias de estudo, entrevistas, novidades e notícias do movimento espírita do Brasil e de todo o Mundo. Que Nosso Divino Mestre, nos inspire e guarde em sua sublime paz, hoje e sempre!
Foto Publicada em Forum Espírita
Mecanismo de Pesquisa da google
RB.
ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES
translate
Scheilla
Guarda em teu coração o que constitui progresso para seu aperfeiçoamento – Scheilla
Páginas
Pesquisa de Blog da Google
Loading
Seguidores
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Hospital do Fogo Selvagem pede ajuda - CAMPANHAS D...
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Hospital do Fogo Selvagem pede ajuda - CAMPANHAS D...: "CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE HOSPITAL DO FOGO SELVAGEM PEDE AJUDA Conhecido por espíritas e não-espíritas por seu trabalho de auxílio ao pr..."
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE: "CAMPANHAS DE SOLIDARIEDADE HOSPITAL DO FOGO SELVAGEM PEDE AJUDA Conhecido por espíritas e não-espíritas por seu trabalho de auxílio ao pr..."
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Tempo de Natal!!!
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Tempo de Natal!!!: "Senhor Jesus!... Ante o Natal Que nos refaz na Terra o mais formoso dia, Somos gratos a todos os irmãos, Que te festejam, Entrelaçando as ..."
domingo, 19 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ESPIRITISMO - Dom Helder Câmara em psicografia rec...
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ESPIRITISMO - Dom Helder Câmara em psicografia rec...: "Dom Helder Câmara em Psicografia Recente Recentemente foi lançado no mercado cultural um livro mediúnico trazendo as reflexões de um ..."
sábado, 18 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Chico Xavier 17-12-2010-22h31m.wmv
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Chico Xavier 17-12-2010-22h31m.wmv: "Composição: Fábio Jr. Chico Chavier Chico Xavier, Chico Xavier Chico Xavier é sempre ajuda Chico Xavier, Chico Xavier Quem tem ouv..."
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ESPIRITISMO - Dom Helder Câmara em psicografia rec...
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ESPIRITISMO - Dom Helder Câmara em psicografia rec...: "Dom Helder Câmara em Psicografia Recente Recentemente foi lançado no mercado cultural um livro mediúnico trazendo as reflexões de um ..."
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Curso Superior de Teologia Espírita da Faculdade D...
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Curso Superior de Teologia Espírita da Faculdade D...: "Curso Superior de Teologia Espírita da Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC) O Brasil tem a grande honra de ganhar o primeiro Curs..."
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Entre Você e Deus
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Entre Você e Deus: "Entre Você e Deus... Autora: Madre Teresa de Calcutá ..."
sábado, 4 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Obrigado amigos, ultrapassamos a marca 10.000 visi...
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Obrigado amigos, ultrapassamos a marca 10.000 visi...: "Olá amigos! Obrigado à todos que contribuiram e peço que cada um de voces continue a nos ajudar a divulgar o site.Precisamos construir um mu..."
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: SLIDE PARA ESTUDO SISTEMATIZADO
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: SLIDE PARA ESTUDO SISTEMATIZADO: "Mais dois links foram adicionados à lista de links.ESDE Tomo I: http://espiritismoemanapolis.blogspot.com/2008/09/esde-estudo-sistematizado-..."
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ORAÇÃO NO NATAL
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ORAÇÃO NO NATAL: "ORAÇÃO NO NATAL (texto do Momento Espírita : momento.com.br) Jesus, que neste Natal..."
terça-feira, 30 de novembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Em Defesa da Vida
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Em Defesa da Vida: "Em Defesa da Vida Os três funcionários daquela seção já não eram apenas colegas de trabalho, eram bons amigos.A senhora que ocupava o ca..."
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: "MEDICINA RECONHECE "OBSESSÃO ESPIRITUAL"
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: "MEDICINA RECONHECE "OBSESSÃO ESPIRITUAL": "Uma nova postura da medicina frente aos desafios da espiritualidade A palestra sobre a glândula pineal do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira..."
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Um Conto De Natal
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Canção de Natal
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: Canção de Natal: "Era a véspera de Natal do ano de 1818. Em Hallein, nos Alpes austríacos, o padre Joseph Mohr lia a Bíblia.Quando se detinha nos versículos..."
sábado, 27 de novembro de 2010
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: O PERU PREGADOR
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: O PERU PREGADOR: "O PERU PREGADOR Um belo peru, após conviver largo tempo na intimidade duma família que dispunha de vastos conheci..."
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ORAÇÃO NO NATAL
BLOG OLÍVIA ESPÍRITA: ORAÇÃO NO NATAL: "ORAÇÃO NO NATAL (texto do Momento Espírita : momento.com.br) Jesus, que neste Natal..."
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Uma Simples Palavra
Uma simples palavra humilde e boa
Que esclareça e reanime
Traz consigo o milagre, amplo e sublime,
Do amor que regenera e aperfeiçoa.
Um “sim” ou um “não”, na graça de um sorriso,
Uma frase de estímulo e ternura,
Muitas vezes, restauram de improviso
O coração chagado de amargura.
Mas a palavra contundente e rude,
Que exprime acusação, miséria e ofensa,
Mata os gérmens da paz e da virtude
E traz consigo as trevas da descrença.
Freqüentemente, o golpe inesperado
Do mal escuro que nos dilacera
Procede do veneno disfarçado
Na língua que vergasta ou desespera.
Bendita a frase calma e enobrecida!
Bendito o verbo doce, amigo e forte!...
Uma simples palavra traz a vida,
Uma simples palavra traz a morte.
pelo Espírito Carmen Cinira - Do livro: Marcas do Caminho, Médium: Francisco Cândido Xavier - Espíritos Diversos.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
domingo, 19 de setembro de 2010
O Espírito da Maldade
O Espírito da Maldade, que promove aflições para muita gente, vendo, em determinada manhã, um ninho de pássaros felizes, projetou destruir as pobres aves. A mãezinha alada, muito contente, acariciava os filhotinhos, enquanto o papai voava, à procura de alimento. O Espírito da Maldade notou aquela imensa alegria e exasperou-se. Mataria todos os passarinhos, pensou consigo. Para isto, no entanto, necessitava de alguém que o auxiliasse. Aquela ação exigia mãos humanas. Começou, então, a buscar a companhia das crianças. Quem sabe algum menino poderia obedecê-lo? Foi a casa de Joãozinho, filho de Dona Laura, mas Joãozinho estava muito ocupado na assistência ao irmão menor, e, como o Espírito da Maldade somente pode arruinar as pessoas insinuando-se pelo pensamento, não encontrou meios de dominar a cabeça de João. Correu à residência de Zelinha, filha de Dona Carlota. Encontrou a menina trabalhando, muito atenciosa, numa blusa de tricô, sob a orientação materna, e, em vista de achar-lhe o cérebro tão cheio das idéias de agulha, fios de lã e peça por acabar, não conseguiu transmitir-lhe o propósito infeliz. Dirigiu-se, então, à chácara do senhor Vitalino, a observar se o Quincas, filho dele, estava em condições de servi-lo. Mas Quincas, justamente nessa hora, mantinha-se, obediente, sob as ordens do papai, plantando várias mudas de laranjeiras e tão alegre se encontrava, a meditar na bondade da chuva e nas laranjas do futuro, que nem de leve percebeu as idéias venenosas que o Espírito da Maldade lhe soprava na cabeça. Reconhecendo a impossibilidade de absorvê-lo, o gênio do mal lembrou-se de Marquinhos, o filho de Dona Conceição. Marquinhos era muito mimado pela mãe, que não o deixava trabalhar e lhe protegia a vadiagem. Tinha doze anos bem feitos e vivia de casa em casa a reinar na preguiça. O Espírito da Maldade procurou-o e encontrou-o, à porta de um botequim, com enorme cigarro à boca. As mãos dele estavam desocupadas e a cabeça vaga. - "Vamos matar passarinhos?" - disse o espírito horrível aos ouvidos do preguiçoso. Marquinhos não escutou em forma de voz, mas ouviu em forma de idéia. Saiu, de repente, com um desejo incontrolável de encontrar avezinhas para a matança. O Espírito da Maldade, sem que ele o percebesse, conduziu-o, facilmente, até à árvore em que o ninho feliz recebia as carícias do vento. O menino, a pedradas criminosas, aniquilou pai, mãe e filhotinhos. O gênio sombrio tomara-lhe as mãos e, após o assassínio das aves, levou-o a cometer muitas faltas que lhe prejudicaram a vida, por muitos e muitos anos. Somente mais tarde é que Marquinhos compreendeu que o Espírito da Maldade somente pode agir, no mundo, por intermédio de meninos vadios ou de homens e mulheres votados à preguiça e ao mal. |
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Alvorada Cristã. Ditado pelo Espírito Neio Lúcio. Capítulo 48. FEB. |
* * * Estude Kardec * * *
sábado, 18 de setembro de 2010
Boletim Eletrônico FEB
Setembro | 2010 Segunda quinzena | |||
TV Globo exibe matéria sobre Espiritismo Chico Xavier, Espiritismo e Nosso Lar foram abordados nos programas Domingão do Faustão e Fantástico no domingo, dia 12 de setembro. Se você não assistiu, veja os vídeos na íntegra na Área de Vídeos da FEB. mais [+] | |||
Mostra Espírita em Pernambuco A “Mostra Espírita 2010” uma promoção da Federação Espírita Pernambucana, ocorre nos dias 17, 18 e 19 desse mês com o tema “Chico Xavier: Mediunidade e Caridade com Fidelidade a Jesus e Kardec”. mais [+] | |||
Encontro de Divulgadores no Rio de Janeiro O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro promove “Encontro de Divulgadores Espíritas do Estado do Rio de Janeiro”, na capital carioca, no dia 26 de setembro. mais [+] | |||
CFN promove seminários sobre unificação e 60 anos da “Caravana da Fraternidade” Está quase concluída a série dos Seminários para Preparação de Multiplicadores para Implementação do “Orientação aos Órgãos de Unificação”, promovidos pelo Conselho Federativo Nacional da FEB. Em 18 e 19 setembro, a equipe da Secretaria-Geral do CFN realiza em Palmas o 10º Seminário, reunindo as Entidades Federativas Estaduais de Goiás, Distrito Federal e Tocantins. mais [+] | |||
Nosso Lar é sucesso! O filme Nosso Lar, ultrapassará, em meados deste mês, a marca de dois milhões de espectadores! Continue a divulgar e estimular para que mais pessoas assistam à obra, um importante marco do cinema brasileiro. A FEB lançou edição especial do Livro, com capa semelhante ao cartaz do filme e também um audiobook de Nosso Lar. E as boas novas na param! Em uma enquete iniciada pelo Ministério da Cultura (e que se estende até o dia 20 deste mês), o filme Nosso Lar lidera a lista dos candidatos brasileiros indicados para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em língua Estrangeira no Oscar 2011. Participe você também, clique aqui para votar. | |||
Inscrições para o 6º Congresso Espírita Mundial Ainda é possível inscrever-se no grande evento internacional! A cidade de Valencia, na Espanha, sedia o 6º Congresso Espírita Mundial nos dias 10, 11 e 12 de outubro, promovido pelo Conselho Espírita Internacional. O programa com base no tema central “Somos Espíritos Imortais” inclui comemoração pelo Centenário de Chico Xavier. mais [+] | |||
imprensa@febnet.orgCarregando... | 16 set (1 dia atrás) |
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Samaritanos-Ciclos de Palestras
Ciclos de Palestras Grupo Samaritanos de Jesus
Todas as palestras serão as 20h
02/10 - Kardec, O Educador.
Palestrante: Maria Inês de Paula.
09/10 - Terra: Uma visão científica e espiritual de um planeta em Transição.
Palestrante: Edgar Fernandes de Deus.
16/10 - Casas Espíritas.
Palestrante: Antonio Carlos Arruda.
23/10 - Provas, Expiações e Desencarnes Coletivos.
Palestrante: Marina Ferri.
30/10 - Chico Xavier - Homem Amor.
Palestrante: Júlia San Martin.
Fonte: Informativo Samaritanos.http://www.samaritanos.com.br/
Outubro Mês de Luz
2010 - 14 anos
Horário das Atividades do Grupo Samaritanos de Jesus
Segunda
Manhã
8h - Preparação da Sopa
9h - Evangelho
10h- Entrega da Sopa
Tarde17h-Educação Mediúnica
Noite 19h30
Distribuição de Sopa aos moradores de rua.
20h - Introdução ao Espiritismo
Terça9h - Curso de Informática Básico
20h - Escola Mediúnica
Quarta20h - Explanação do Evangelho, Vibração, Passe e Fluidificação de Água
Quinta13h - Atendimento Espiritual Individual. Passe.
18h - Arrecadação de Legumes.
20h - Desobsessão (Orientação aos Espíritos)
Sexta7h - Explanação do Evangelho.
Distribuição de Legumes.
17h - Estudo do Livro dos Espíritos
18h - Estudo do Evangelho.
Sábado9h30 - Evangelização Infantil.
Domingo À cada 15 dias
9h - Campanha Fé em Ação.
(Arrecadação de Alimentos)
TAUBATÉ/SP.
http://www.samaritanos.com.br/
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Participe!
O Ministério da Cultura em iniciativa inédita está fazendo uma consulta à sociedade civil para escolher o filme que deverá concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. A pontuação e votos de cada filme serão encaminhados à Camara de Seleção Oficial, em caráter auxiliar. O filme escolhido para representar o Brasil no Oscar será divulgado em 23 de setembro. Por enquanto, "Nosso Lar - O Filme" lidera absoluto com quase 70% dos votos! Participe clicando na imagem.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Programa Mundo Além exibido na TV UNIÃO (RN) em Rede Aberta
Divulgue aos seus parentes e amigos que moram em RN, através de blogs, twitter, orkut, facebook etc.
Jorge de Almeida, apresentador do programa, semanalmente leva até você alguns dos fenômenos mediúnicos mais surpreendentes já registrados em vídeo.
Para assistir o Programa Mundo Além, clique aqui:
domingo, 12 de setembro de 2010
Karma
Não é raro ouvir, no próprio meio espírita, a palavra Karma. Geralmente essa palavra é usada, erroneamente, por alguns espíritas para expor algo relacionado com a lei de Causa Efeito, essa sim, de fato, faz parte da doutrina.
Então para deixar as coisas um pouco mais claras e evitar equivocos, vamos ver logo em seguida o que é realmente o Karma e também o que o Espiritismo nos explica sobre a lei de Causa Efeito.
Karma:
Karma ou Carma é um termo usado principalmente nas religiões Budista e Hinduista, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências, baseado na ação e reação, onde uma ação executada pelo homem resulta em uma reação de igual proporção, bem no estilo pau a pau, pedra a pedra. Se pratica algo mal, vai acabar recebendo de volta o mesmo mal que provocou, para "pagar" a ação anterior. Nesse caso poderiamos dizer que o Karma também é dívida. O mesmo mecanismo funciona na pratica do bem, se o faz, recebera de volta algo positivo de igual intensidade ao praticado
Karma ou Carma é um termo usado principalmente nas religiões Budista e Hinduista, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências, baseado na ação e reação, onde uma ação executada pelo homem resulta em uma reação de igual proporção, bem no estilo pau a pau, pedra a pedra. Se pratica algo mal, vai acabar recebendo de volta o mesmo mal que provocou, para "pagar" a ação anterior. Nesse caso poderiamos dizer que o Karma também é dívida. O mesmo mecanismo funciona na pratica do bem, se o faz, recebera de volta algo positivo de igual intensidade ao praticado
.
A lei de Causa Efeito:
A principio, a lei de Causa Efeito apresentada no Espiritismo não se difere muito do que é exposto no Karma, pois também tem relação com a ação e reação dos atos, esse o motivo do pessoal acabar misturando as bolas. Mas há um ponto crucial que diferencia o Karma da lei de Causa Efeito, pois a lei de Causa Efeito leva em consideração o livre arbítrio do homem e consequentemente a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos conforme suas escolhas, onde já não teriamos obrigatoriamente o olho por olho, dente por dente constantes no Karma.
Um bom exemplo é o de um homem que pratica uma ação negativa e posteriormente consegue mudar seu rumo praticando ações positivas, conseguindo assim minimizar a reação negativa que viria a ter, caso o Karma fosse aplicado, evidenciando, mais uma vez, o poder do bem e do amor em nossas vidas, como o Mestre sempre frisou.
Fonte:
Programa Vida Além da Vida, apresentado por Dª Nena Galves
Quer ver o Programa Vida Além da Vida, apresentado por Dª Nena Galves e que já foi ao ar na TV Aberta?
Acesse:
http://www.ceu-uniao.org.br/tv/
Enquete para o Oscar 2011
O Ministério da Cultura está realizando uma enquete para saber qual filme deve representar o Brasil no Oscar (Milhor Filme Estrangeiro). Vamos votar em um filme espírita?
Para participar CLIQUE AQUI
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Cantinho de Paz e Luz..: A Bagagem.
acesse:
Cantinho de Paz e Luz..: A Bagagem.: "Existe um personagem de desenhos animados infantis que tem um certo toque de mistério e magia. Seu nome é Gato Félix. A todo lugar que vá,..."
CONDUTA ESPÍRITA - BLOG
- CONDUTA ESPÍRITA (*)
- MENSAGEM AO LEITOR
- DA MULHER
- DO JOVEM
- DO DIRIGENTE DE REUNIÕES DOUTRINÁRIAS
- DO MÉDIUM
- NO LAR
- NA VIA PÚBLICA
- EM VIAGEM
- NO TRABALHO
- NA SOCIEDADE
- NOS EMBATES POLÍTICOS
- NO TEMPLO
- NA OBRA ASSISTENCIAL
- NA PROPAGANDA
- NA TRIBUNA
- NA IMPRENSA
- NA RADIOFONIA
- NOS CONCLAVES DOUTRINÁRIOS
- PERANTE NÓS MESMOS
- PERANTE OS PARENTES
- PERANTE OS COMPANHEIROS
- PERANTE A CRIANÇA
- PERANTE OS DOENTES
- PERANTE OS PROFITENTES DE OUTRAS RELIGIÕES
- PERANTE OS ESPÍRITOS SOFREDORES
- PERANTE OS MENTORES ESPIRITUAIS
- PERANTE A ORAÇÃO
- PERANTE A MEDIUNIDADE
- PERANTE O PASSE
- PERANTE O FENÔMENO
- PERANTE OS SONHOS
- PERANTE A PÁTRIA
- PERANTE A NATUREZA
- PERANTE OS ANIMAIS
- PERANTE O CORPO
- PERANTE A ENFERMIDADE
- PERANTE A DESENCARNAÇÃO
- PERANTE AS FÓRMULAS SOCIAIS
- PERANTE O TEMPO
- PERANTE OS FATOS MOMENTOSOS
- PERANTE AS REVELAÇÕES DO PASSADO E DO FUTURO
- PERANTE O LIVRO
- PERANTE A INSTRUÇÃO
- PERANTE A CIÊNCIA
- PERANTE A ARTE
- PERANTE A CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA
- PERANTE A PRÓPRIA DOUTRINA
- PERANTE JESUS
- CONDUTA ESPÍRITA
É a midiunidade o ponto mais importante na Doutrina Espírita?
A primeira coisa que a Doutrina Espírita nos lembra é a mediunidade, e com certeza a mediunidade, foi uma grande alavanca para a Doutrina Espírita. Mas essa não é a parte mais importante da Doutrina.
A Doutrina foi criada para a nossa evolução.
O espiritismo não é só o que se vê no Centro Espírita.
É o que fazemos em nosso dia a dia, na rua no trânsito, no trabalho, em nossa casa.
Ser espírita é vivênciar o evangelho do Cristo em nossas atitudes, ensinar através de exemplos.
Uma frase que sempre ouvi em palestras, “Um exemplo vale mais que mil palavras”.
Há muitos trabalhos importantes que podemos executar no Centro Espírita também de grande importância.
O trabalho mais humilde aparentemente sem valor são na maioria das vêzes os mais importantes porque através dêle vemos no trabalhador um exemplo de humildade.
A humildade nos ajuda a conquistar a simpatia dos bons espíritos.
Um bom motivo para ser humilde.
Boas ações e humildade vai sempre atrair bons espíritos à nossa volta.
Cada boa ação, trabalho voluntário, dedicando um pouco do nosso tempo nessa prática, é um passo para o nosso crescimento espiritual.
Mais importante que ter cargos no Centro Espírita é conhecer a proposta da Doutrina.
Trabalhar para construirmos um mundo melhor, crescer evoluir e dêsse modo ajudar também àqueles que estão à nossa volta, atrávés de bons exemplos .
João Alberto Gafanhoto
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Apelo de um idoso
Quem é que já não teve oportunidade de conhecer uma pessoa idosa, enferma, dependente, carente, solitária?
Talvez você tenha essa pessoa dentro do seu próprio lar. Uma mãe ou um pai nocauteado pela enfermidade ou pelas debilidades impostas pelo peso da idade.
Esse alguém, que ontem era forte e dinâmico, agora se movimenta com lentidão e, às vezes, nem se movimenta, tornando-se totalmente dependente da vontade alheia.
Se você tem uma mãe, um pai ou outro familiar nessas condições, pare um pouco; olhe nos olhos dessa pessoa e tente ler seus mais secretos pensamentos.
Talvez você possa ler em seus olhos tristes ou em seus lábios mudos um apelo comovente, que não tem coragem de verbalizar.
É, se pudéssemos ouvir o apelo de um idoso, talvez ele fosse mais ou menos assim:
Você, que está na flor da idade, considere que o despertar da vida é como o amanhecer. Tudo fica mais quente e mais alegre.
Mas o amanhecer não é eterno e a ele se sucedem outras fases do dia...o meu apelo é para que as crianças de hoje não esqueçam dos seus idosos de amanhã.
É para que os mais jovens relevem a minha mão trêmula e meu andar hesitante. Amparem-me por favor.
Se minha audição não é boa e tenho que me esforçar para ouvir o que você está dizendo, tenha compaixão.
Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência.
Se minhas mãos tremem e derrubam tantas coisas no chão, por favor, não se irrite, tentei fazer o melhor que pude.
Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu; pare para conversar comigo; sinto-me tão só.
Se, na sua sensibilidade, me encontrar triste entre tantos que também estão, simplesmente partilhe um sorriso comigo e com eles. Seja solidário, eu necessito apenas de um pouco de carinho.
Se lhe contei pela terceira vez a mesma história, não me repreenda, simplesmente ouça-me. Se não falo coisa com coisa, não caçoe de mim.
Se estou doente e caminhando com dificuldade, não me abandone, preciso de um braço forte que ampare meus passos...
Sabe..., já vivi muitas primaveras, e sinto que o outono derradeiro se aproxima...
Eu sei que o ocaso da vida é como o entardecer...
Indica que é chegado o momento de partir...
Por isso lhe peço que me perdoe se tenho medo da morte e ajude-me a aceitar o adeus...
Fique mais tempo comigo... Para me dar segurança...
Os cabelos brancos e as rugas em meu rosto não impedem que eu queira repousar minha cabeça num colo seguro...
Sei que o trem da vida logo irá parar nesta estação, e eu terei que embarcar...
Sei também que terei que ir só, como só desembarquei nesta estação um dia...
Por tudo isso eu lhe peço para que não me negue a sua atenção e o seu carinho.
Logo estarei deixando esta vestimenta surrada pelo tempo, e rumarei para outra dimensão da vida, da vida eterna...
Eis meu apelo... Que pode também ser o seu, logo mais...
***
O ocaso da vida é como o entardecer...
Indica que é chegado o momento de partir...
Mas, nem sempre a hora de partir se dá no entardecer...
Há aqueles que retornam no mesmo trem que chegam.
Há os que se demoram por aqui apenas algumas horas, dias, meses...
A única certeza é que todos retornamos um dia para a pátria verdadeira, que é a pátria espiritual.
Por essa razão, vale a pena viver intensamente cada minuto, dando à vida a importância que ela tem.
E viver intensamente é enaltecer o tempo, no desenvolvimento das nobres virtudes que o Criador depositou na intimidade de cada filho Seu.
Talvez você tenha essa pessoa dentro do seu próprio lar. Uma mãe ou um pai nocauteado pela enfermidade ou pelas debilidades impostas pelo peso da idade.
Esse alguém, que ontem era forte e dinâmico, agora se movimenta com lentidão e, às vezes, nem se movimenta, tornando-se totalmente dependente da vontade alheia.
Se você tem uma mãe, um pai ou outro familiar nessas condições, pare um pouco; olhe nos olhos dessa pessoa e tente ler seus mais secretos pensamentos.
Talvez você possa ler em seus olhos tristes ou em seus lábios mudos um apelo comovente, que não tem coragem de verbalizar.
É, se pudéssemos ouvir o apelo de um idoso, talvez ele fosse mais ou menos assim:
Você, que está na flor da idade, considere que o despertar da vida é como o amanhecer. Tudo fica mais quente e mais alegre.
Mas o amanhecer não é eterno e a ele se sucedem outras fases do dia...o meu apelo é para que as crianças de hoje não esqueçam dos seus idosos de amanhã.
É para que os mais jovens relevem a minha mão trêmula e meu andar hesitante. Amparem-me por favor.
Se minha audição não é boa e tenho que me esforçar para ouvir o que você está dizendo, tenha compaixão.
Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência.
Se minhas mãos tremem e derrubam tantas coisas no chão, por favor, não se irrite, tentei fazer o melhor que pude.
Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu; pare para conversar comigo; sinto-me tão só.
Se, na sua sensibilidade, me encontrar triste entre tantos que também estão, simplesmente partilhe um sorriso comigo e com eles. Seja solidário, eu necessito apenas de um pouco de carinho.
Se lhe contei pela terceira vez a mesma história, não me repreenda, simplesmente ouça-me. Se não falo coisa com coisa, não caçoe de mim.
Se estou doente e caminhando com dificuldade, não me abandone, preciso de um braço forte que ampare meus passos...
Sabe..., já vivi muitas primaveras, e sinto que o outono derradeiro se aproxima...
Eu sei que o ocaso da vida é como o entardecer...
Indica que é chegado o momento de partir...
Por isso lhe peço que me perdoe se tenho medo da morte e ajude-me a aceitar o adeus...
Fique mais tempo comigo... Para me dar segurança...
Os cabelos brancos e as rugas em meu rosto não impedem que eu queira repousar minha cabeça num colo seguro...
Sei que o trem da vida logo irá parar nesta estação, e eu terei que embarcar...
Sei também que terei que ir só, como só desembarquei nesta estação um dia...
Por tudo isso eu lhe peço para que não me negue a sua atenção e o seu carinho.
Logo estarei deixando esta vestimenta surrada pelo tempo, e rumarei para outra dimensão da vida, da vida eterna...
Eis meu apelo... Que pode também ser o seu, logo mais...
***
O ocaso da vida é como o entardecer...
Indica que é chegado o momento de partir...
Mas, nem sempre a hora de partir se dá no entardecer...
Há aqueles que retornam no mesmo trem que chegam.
Há os que se demoram por aqui apenas algumas horas, dias, meses...
A única certeza é que todos retornamos um dia para a pátria verdadeira, que é a pátria espiritual.
Por essa razão, vale a pena viver intensamente cada minuto, dando à vida a importância que ela tem.
E viver intensamente é enaltecer o tempo, no desenvolvimento das nobres virtudes que o Criador depositou na intimidade de cada filho Seu.
Autor:
Redação do Momento Espírita, com base em algumas frases de autoria desconhecida.
Futebol e Religião
Interessante texto do pastor René Kivitz - da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo) - inspirado em fato real.
Fato que inspirou o texto:
Parece mentira, mas foi verdade.
No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos atual campeão paulista de futebol foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas.
O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo
(24a), Marquinhos (28a) e André (19a) – todos ídolos super-aguardados.
O motivo teria sido religioso: a instituição era o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia Cerebral.
Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.
Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com P maiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo tenho o prazer de compartilhar :
No Brasil, Futebol é Religião
por Ed Rene Kivitz
(cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho)
Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.
Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a
intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio
de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.
Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de
superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental.
http://www.forumespirita.net/fe/jornal-das-boas-noticias/futebol-e-religiao/
Fato que inspirou o texto:
Parece mentira, mas foi verdade.
No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos atual campeão paulista de futebol foi a uma instituição que abriga trinta e quatro pessoas.
O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa (32a), Durval (29a), Léo
(24a), Marquinhos (28a) e André (19a) – todos ídolos super-aguardados.
O motivo teria sido religioso: a instituição era o Lar Espírita Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia Cerebral.
Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não quiseram.
Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos 600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a), Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com P maiúsculo) ED RENÉ KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo tenho o prazer de compartilhar :
No Brasil, Futebol é Religião
por Ed Rene Kivitz
(cristão, pastor evangélico, e santista desde pequenininho)
Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa.
Eles não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias da religião.
A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos morais de cada tradição de fé.
A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e cada uma das tradições de fé.
Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião. Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista, evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a
intolerância. A religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio
de espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz.
Os valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca de
superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala, independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus. Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia mental.
http://www.forumespirita.net/fe/jornal-das-boas-noticias/futebol-e-religiao/
Assinar:
Postagens (Atom)