O objetivo principal desse blog é abrigar diversos artigos publicados na Internet em variados sites espíritas, além, de matérias de estudo, entrevistas, novidades e notícias do movimento espírita do Brasil e de todo o Mundo. Que Nosso Divino Mestre, nos inspire e guarde em sua sublime paz, hoje e sempre!
Foto Publicada em Forum Espírita
Mecanismo de Pesquisa da google
RB.
ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES
translate
Scheilla
Guarda em teu coração o que constitui progresso para seu aperfeiçoamento – Scheilla
Páginas
Pesquisa de Blog da Google
Loading
Seguidores
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Dicas Para a Divulgação Espírita na Internet
Diretrizes para A Divulgação do Espiritismo na Internet
Sinopse
Temos em nosso tempo, uma poderosa ferramenta para propagarmos os ensinamentos da Doutrina Espírita-Cristã que é a Internet. Com cada vez mais pessoas tendo acesso a esse meio de comunicação, o acesso à informação se tornou mais fácil e democrático. Existe porém, um efeito colateral, as pessoas não devidamente educadas moralmente, encontram nessa ferramenta, um meio para cometer crimes e outras más ações. O remédio mais eficaz para combatermos essas más ações é uma salutar doutrina cristã. Ainda que muitos não estejam preparados para crer e praticar esses ensinamentos, outros tantos são capazes de compreender e necessitam desse conhecimento para orientarem suas vidas.
A Doutrina Espírita, que é uma continuação natural dos ensinamentos de Cristo, deve ser semeada para que possa se multiplicar e dar frutos, evitando as dores causadas pela ignorância que ainda existe no nosso mundo. A luz não foi feita para ser restrita a este ou aquele grupo de pessoas, deve estar acessível para que todos a vejam, admirem e se beneficiem dela.
Divulgar Jesus, divulgar Kardec, propagar os ensinamentos que Deus nos envia através dos seus mensageiros é um trabalho do qual todos se beneficiam, e o mundo se torna melhor à medida em que mais pessoas conhecem e praticam a lei de Deus.
Como Divulgar a Doutrina Espírita na Internet
A melhor maneira de divulgar o Espiritismo na internet é através das obras básicas de Allan Kardec, cuja leitura é de grande importância para o conhecimento da doutrina e ciência espíritas. Outra sugestão é divulgar também mensagens e livros psicografados por Francisco Cândido Xavier, pela sua integridade de caráter e bondade que conquistaram muitos admiradores no Brasil e em outros países. Quando for o caso de indicarmos apenas um livro, a melhor opção seria indicar O Livro dos Espíritos, que é onde se encontra a parte principal da Doutrina Espírita. Outro livro que é muito importante é O Evangelho Segundo o Espiritismo, que é um dos melhores livros sobre a lei de Deus já escritos, sendo uma leitura recomendável a todos os que desejam conhecer a doutrina.Uma recomendação importante é, quando estivermos apresentando o Espiritismo em um site, e-mail ou conversa, é divulgarmos autores de boa reputação, cuja opinião geral nos mostra que suas obras são confiáveis e têm boa aceitação do público. A divulgação de autores mais polêmicos, deve ser feita com reservas e de preferência entre pessoas que já tenham uma base doutrinária.
Onde Divulgar o Espiritismo Através do Meio Virtual
Na internet, podemos divulgar a Doutrina Espírita por exemplo:
- Por e-mail entre amigos, familiares e colegas que sejam simpatizantes do assunto.
- Em fóruns e comunidades onde sejam permitidos temas de caráter religioso.
- Em salas de bate-papo onde o assunto seja também permitido.
- Através de sites dedicados ao assunto.
- Através da arte.
O que Convém Realizar na Propaganda Doutrinária Espírita
- Explicar com clareza os pontos fundamentais da doutrina.
- Divulgar as obras básicas de Allan Kardec.
- Divulgar obras de outros autores de boa reputação, que a razão demonstre serem confiáveis.
- Produzir conteúdo inédito de acordo com os ensinamentos básicos de Kardec e principalmente de Jesus.
- Oferecer conteúdo gratuito para estudo.
- Divulgar artigos espíritas de boa qualidade.
- Trabalhar de forma ética, honesta e acima de tudo com boas intenções.
O que Não Convém Realizar na Propaganda Doutrinária Espírita
- Usar meios antiéticos ou ilegais.
- Levantar polêmicas que não tenham um fim útil.
- Misturar a Doutrina Espírita com teorias e práticas estranhas a ela como por exemplo: crenças de correntes esotéricas, religiões afro-brasileiras e outras que ainda que respeitáveis, não seguem as diretrizes de Allan Kardec.
- Misturar a Doutrina Espírita com filosofias materialistas ou contrárias aos princípios básicos da DE.
- Divulgar obras de autores cuja validade doutrinária seja altamente questionável.
- Envio de mensagens em massa, o chamado spam.
- Atacar outras religiões e doutrinas desnecessariamente.
- Fazer campanha contra grupos, incluindo espíritas, por acreditarem nos ensinamentos de tal autor ou tal obra, acreditando que com isso eles seriam menos respeitáveis que nós.
Recomendações para se Produzir um Bom Site Espírita
- O site deve ser legível, agradável e confortável de ler.
- Oferecer as obras básicas de Allan Kardec ou um link para um site onde seja possível fazer o download delas.
- Ser fácil para os usuários encontrarem o conteúdo que procuram.
- Manter a simplicidade, destacando os conteúdos mais importantes.
- Se for um site temático, dedicado a um autor, fornecer se possível alguma obra do mesmo para que o público possa conhecê-lo melhor.
- Não disponibilizar material cujos autores ou editoras proíbam a publicação, se for solicitada a remoção de um conteúdo pelos donos dos direitos autorais, devemos respeitar para não entrarmos em conflito com a lei do lugar onde estamos trabalhando.
Conclusão
Vimos aqui recomendações para uma divulgação responsável da Doutrina Espírita-Cristã na internet. Esperamos que este guia seja útil e estimule os irmãos que já conhecem e compreendem a doutrina a compartilharem esse conhecimento, lembrando o ensinamento do Evangelho “Fazei aos outros o que gostaríeis que vos fizessem”. As diretrizes contidas neste artigo não são regras absolutas, são recomendações derivadas de leituras e da experiência. Na propaganda doutrinária, devemos ter o cuidado de não iludir as pessoas e de não semearmos discórdia, mas sim, de semearmos o amor e a sabedoria que é o legado de Cristo e de seus mensageiros. Se agirmos com boas intenções, a lei de Deus nos conduzirá para as boas obras.
Links úteis para a divulgação do Espiritismo:
Download das obras básicas de Allan Kardec:http://www.febnet.org.br/site/livros.php?SecPad=370&Sec=373
Folheto de divulgação do Espiritismo:http://www.bezerrademenezesnatal.org.br/doutrinaespirita/conheca-espiritismo.html
Um belo artigo de apresentação do Espiritismo com citações selecionadas de diversas obras:http://www.guia.heu.nom.br/espiritismo.htm
Uma pequena seleção de livros espíritas úteis para iniciantes:http://www.kardec.com/literatura_gratuita.html
Segunda parte: informações práticas
Exemplo de uma mensagem de divulgação do Espiritismo que pode ser postada através de e-mails e grupos de usuários
Prezados irmãos,
Gostaria de apresentar a vocês a doutrina espírita que tem sido muito divulgada pela mídia nos dias de hoje. Na doutrina espírita, acreditamos que os espíritos inciam sua evolução simples e sem inteligência e progridem até alcançarem a angelitude através das encarnações, e das experiências que a vida lhes oferece. Acreditamos plenamente na justiça de Deus, sabendo que é nosso dever praticar apenas o bem, de modo a não semearmos sofrimento para nós mesmos.Acreditamos também no amor divino e que a nossa vida se torna cada vez melhor à medida em que nossas almas evoluem e podem habitar mundos cada vez mais felizes.Pela lei da reencarnação, etendemos que não existem erros irreversíveis e se falimos em uma prova ou missão, nos é dada a chance de repetirmos aquela experiência que será útil para a nossa evolução e redenção diante das leis de Deus.No espiritismo não acreditamos em inferno eterno, mas apenas como um estado temporário no qual a alma pecadora se purifica e depois poderá continuar sua evolução até a redenção completa.Respeitamos todas as religiões e crenças e entendemos que o importante não é a religião que a pessoa pratica mas sim o bem que ela faz, a sua honestidade e as demais qualidades morais.Quem se interessar pela nossa doutrina, pode estudá-la através de livros que estão disponíveis gratuitamente no seguinte site:http://www.sej.org.br/livros.html
Os mais importantes deles para os iniciantes são: O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Outro livro interessante é o Nosso Lar, do qual foi extraída a história do filme de mesmo nome que está fazendo muito sucesso.
Mais dicas sobre como criar um site espírita
Um site sobre o Espiritismo pode conter, por exemplo:
- Uma página inicial com informações básicas sobre a Doutrina Espírita.
- Uma página com artigos selecionados.
- Mensagens espíritas.
- Preces espíritas
- Livros de autores idôneos.
- Palestras em áudio.
- Links para vídeos.
- Links para outros sites espíritas com bom conteúdo.
O que não é conveniente publicarmos em um site espírita
- Críticas contundentes a outras religiões, até porque estas afastariam pessoas dessas religiões que porventura visitassem o nosso site e poderiam desencadear discussões indesejadas pela internet.
- Racismos e outros preconceitos.
- Material relacionado a sensualidade.
- Material considerado pirata, como músicas, filmes, etc, afinal precisamos agir de acordo com a lei do mundo onde nos encontramos.
- Críticas e discussões políticas, que causariam a antipatia de pessoas de determinado partido, grupo, etc.
- Qualquer atitude antiética, em desacordo com os princípios básicos da doutrina cristã.
Como fazer um site sobre o Espiritismo
Um site simples, com textos, imagens e livros, não é difícil de ser construído. Para quem se interessar em realizar tal trabalho, poderá fazer um curso de webdesign em uma escola de informática, ou estudar através de sites e apostilas disponíveis na própria internet. Além do conhecimento técnico, o divulgador do Espiritismo deve conhecer a base da doutrina para realizar um trabalho com confiança e fidelidade aos seus princípios.
Onde publicar o site
Um dos melhores provedores de hospedagem gratuita para websites de pequeno porte é o 110mb (www.110mb.com), por apresentar um bom funcionamento; não ter regras que dificultem a vida do autor do site, como a necessidade de logins frequentes para não perder a conta; permitir arquivos de até 8 Mb; e não exibir anúncios inconvenientes nos sites publicados. As únicas dificuldades são a falta de suporte ao protocolo FTP, o que dificulta um pouco o carregamento de sites com muitos arquivos e o fato de o serviço ser em inglês, o que dificultaria a utilização por quem não tem conhecimento do idioma.Outra opção é o Freehostia (http://freehostia.com/), mas tem o limite de 500 Kb para arquivos, se quisermos publicar livros em um site utilizando este serviço, provavelmente precisaremos terceirizar esta hospedadem, indicando links para outros sites que contenham os livros que quisermos divulgar ou hospedarmos os livros em um serviço como o 4shared.Um serviço de publicação de sites diferente é o Google Sites (http://sites.google.com/), que permite a criação de sites a partir de um editor próprio online, sendo possível escolher a aparência do site entre uma grande variedade de modelos; uma opção simples para iniciantes, mas é preciso entender os textos em inglês para aprender a utilizá-lo. Uma das vantagens deste serviço é a possibilidade de tornar disponíveis arquivos de até 20 MB.Mais uma opção para publicarmos artigos e notícias, sem que tenhamos conhecimentos técnicos de webdesign é criar um blog em um serviço como o Blogspot (https://www.blogger.com) ou outros similares que encontramos facilmente na internet.
Onde hospedar arquivos maiores como palestras em áudio, por exemplo.
Um dos serviços mais utilizados para esta finalidade é o www.4shared.com, onde podemos manter disponíveis arquivos de até 200 MB. Efetuamos o upload do arquivo, e é gerado um link que podemos postar em nosso site ou em outro meio virtual, como e-mails, fóruns, etc. Para mantermos o nosso registro neste serviço, é necessário efetuarmos login todo mês.
Conclusão
Vimos neste artigo, sugestões de como divulgarmos a nossa doutrina na Internet. Esperamos que este artigo seja útil e estimule, os que gostarem desta atividade, a tornar mais conhecida a Doutrina Espírita-Cristã. Os que não gostarem ou não souberem praticar esta atividade, evidentemente não são obrigados a fazer, o presente artigo é apenas um convite à prática de um tipo de caridade que certamente é relevante e produz bons frutos se realizado corretamente. Nas palavras do guia espiritual Emmanuel, “A maior caridade que se pode fazer pelo Espiritismo é a sua divulgação.”.
Softwares úteis para o estudo da Doutrina Espírita
Editor de textos compatível com os formatos DOC e DOCX, para ler livros, escrever artigos, etc:http://www.abisource.com/
Dicionário virtualhttp://www.auletedigital.com.br/
Compactador/descompactador de arquivoshttp://www.7-zip.org/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário