O objetivo principal desse blog é abrigar diversos artigos publicados na Internet em variados sites espíritas, além, de matérias de estudo, entrevistas, novidades e notícias do movimento espírita do Brasil e de todo o Mundo. Que Nosso Divino Mestre, nos inspire e guarde em sua sublime paz, hoje e sempre!
Foto Publicada em Forum Espírita
Mecanismo de Pesquisa da google
RB.
ROLE A BARRA PARA VER TODAS AS PUBLICAÇÕES
translate
Scheilla
Guarda em teu coração o que constitui progresso para seu aperfeiçoamento – Scheilla
Páginas
Pesquisa de Blog da Google
Loading
Seguidores
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Reforma Íntima? Pra quê?
A Reforma Íntima é um processo contínuo de auto conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos o Divino Mestre, dentro e fora de si.
É o reconhecimento da necessidade que temos de praticar tudo o que aprendemos a respeito dos ensinamentos de Jesus. Para tanto, devemos, antes de tudo, de nos libertar dos medos e dos velhos hábitos que hoje fazem parte do nosso instinto natural de sobrevivência através da violência, do orgulho e do egoísmo. Não significa não nos amarmos, mas sim Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
No início começamos a praticar o bem, renunciando aos poucos a nossa vontade instintiva. Com a prática constante, logo estaremos fazendo o bem instintivamente. Não é fácil, pois exige renúncia, autocontrole, disciplina, boa vontade e perseverança.
Lembremos do ensinamento de Tiago: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? “.
Não esqueçamos que este processo deve ser resultado de uma vontade, de uma decisão consubstanciada pela fé sustentada pela razão. É, também, um processo lento, gradativo e que deve trazer o prazer e alegria ao iniciado. Afinal, para sermos bons e justos, não precisamos sofrer martirizando-nos voluntariamente, nossas boas ações devem ser resultado do amor. E se não conseguirmos fazer o que é certo e bom na hora exata, lembremos que todos tem essa capacidade e as oportunidades surgirão sempre, afinal, estamos despertando para as novas realidades e a cura das vicissitudes podem ser complicadas. Jamais esqueçamos que somos filhos de um Pai de Amor e nunca julguemos o nosso próximo.
Por que a Reforma Íntima?
Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito.
Para que a Reforma Íntima?
Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das ultimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio.
Onde fazer a Reforma Íntima?
Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamentos com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.
Quando fazer a Reforma Íntima?
O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.
Como fazer a Reforma Íntima?
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é o estudo, a meditação, oração e a convivência fraterna com irmãos que buscam o mesmo ideal.
Através dos estudos aprendemos o que é certo e bom e o que não é.
Através da meditação, podemos analisar nossas atitudes comparando-as aos ensinamentos do Evangelho de Jesus para ajudar-nos na conscientização.
Através das orações pedimos ajuda ao nosso anjo da guarda e aos espírito superiores, no sentido de sempre nos darem apoio nos momentos de decisão, forças para perseverarmos no caminho do bem e proteção.
Através da convivência um ajuda o outro, um escuta o outro, um orienta o outro, principalmente, nos momentos de queda ou desânimo. E serve para a exemplificação prática da caridade entre aqueles que caminham juntos.
Finalizando
Todos sabemos o nosso futuro, pois através do nosso presente poderemos saber o que nos espera. Se desejamos felicidade e Paz devemos começar a semear o quanto antes.
Todos já conhecem o ditado “cada um colherá exatamente aquilo que semear”. Por tanto, quem semear dor e iniquidade, arrogância e egoísmo, preguiça e descaso, vaidade e desregramentos e etc... deverá saber o que irá colher!
Aceitemos pois, o convite de Jesus à prática do Amor e comecemos por amar a Deus, o próximo e a nós mesmos pois somente assim Paz e a Felicidade será possível para todos!
Pensemos nos Ensinamentos do Cristo: Mateus 7
19.Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
20. Pelos seus frutos os conhecereis.
21. Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
22. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?
23. E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!
24. Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
Paz e Sabedoria a todos!
Ignarus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário